Chocolate no CEDERJ!!!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

“Chocolate pra comer, chocolate pra beber!”

(A hora do banho com o chocolate - anônimo - séc. XVII)
                                                                         
O chocolate é uma mania desde o século XVII. Porém, no princípio, era consumido como bebida, servido em xícaras, ou usado como ingrediente de receitas. Com o tempo, seu preparo foi se desenvolvendo de diferentes formas, ao gosto de cada região, até que surgiram as famosas barras.

                    (O chocolate quente - Raimundo de Madrazo y Garreta, séc. XIX)

            Eram utilizados serviços e recipientes que conservassem adequadamente o calor, para garantir a apreciação da bebida. Nos mosteiros espanhóis, utilizavam-se recipientes de barro ou cobre estanhado. Era comum bater o chocolate com um molinete, uma espécie de varinha de madeira, para fazer espuma.
(O serviço de chocolate - Luiz Melendez, 1770, Museu do Prado)



O estanho foi substituído por materiais mais requintados para irem à mesa, como a prata. A primeira chocolateira de prata conhecida foi oferecida a Luís XIV pelo embaixador do Sião, em 1686.

(Chocolateira em prata - França, 1760)



As porcelanas também passaram a ser muito utilizadas para o serviço do chocolate como bebida, em especial com o aperfeiçoamento do manuseio desse material, ocorrido no século XVIII. 

(Chocolateira em porcelana de Sévres e bronze - séc. XVIII)

Hoje, o chocolate é tão apreciado que pode ser utilizado não só como bebida como também como o próprio recipiente. E o melhor é que podemos comê-lo depois!





0 comentários:

Postar um comentário