Chocolate no CEDERJ!!!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Onde é feito o melhor chocolate do mundo?


Normalmente a gente ouve muito sobre os chocolates suíços, não é mesmo? Mas os especialistas (coisa boa ser especialista em chocolate, hein?!) dizem que 3 países disputam acirradamente o topo chocolatístico: Bélgica, França e Suíça. Ficou curioso também? Então vamos descobrir o que eles têm de tão especial...


CHOCOLATE BELGA


Na Bélgica é feito o melhor processamento do cacau e da massa do chocolate, resultado de avançadas tecnologias da indústria local. Se você quiser experimentar, o mais recomendado é o da marca Pierre Marcolini, pois seus grãos de cacau que servem como base para a produção desses chocolates são importados de plantações reconhecidas por produzir as melhores sementes do mundo – o que lhes confere um sabor raro.



Para comprar, acesse o site ou dê um pulinho na Bélgica e vá em uma loja de guloseimas.


CHOCOLATE FRANCÊS


A França se destaca pela maior variedade de sabores originais – e de alta qualidade. A marca La Maison du Chocolat é a preferida dos especialistas: sua massa é exclusivamente produzida à base de manteiga de cacau e, ao descartar qualquer outro tipo de gordura, o chocolate ganha em sabor e permite "um derretimento perfeito na boca". Delícia, não?


Só que essa perdição é um pouquinho mais difícil de ser encontrada – a venda é realizada em lojas próprias em Paris, Londres, Nova York e Tóquio. Fiquei triste agora!


MAS E O CHOCOLATE SUÍÇO?


Afinal, por que a Suíça tem toda essa fama? Os chocolates suíços são fabricados com o leito de qualidade superior à do leite de outros países. Só isso. Segundo quem entende do assunto, a melhor das marcas é a Lindt – mesmo sendo produzidos em escala industrial, esses chocolates têm "equilíbrio perfeito" entre os sabores do cacau e o do leite. Hmmmmm...


E o melhor: você encontra em supermercados no mundo todo! Iupi!


COMO FAZER UM CHOCOLATE PERFEITO?

Para conseguir a fórmula campeã, os melhores chocolates do mundo têm uns segredinhos... Quer saber quais?
Todos são produzidos com as melhores sementes de cacau – seus grãos vêm de países como Equador e São Tomé e Príncipe.


A receita tem 70% de massa de cacau (lembra o nosso post sobre as diferenças entre os chocolates? Essa porcentagem é encontrada, geralmente, nos chocolates amargos; pra ter isso tudo de massa de cacau e ser docinho... tem que ser muuuuito bom!). Nos chocolates de qualidade inferior, as gorduras (hidrogenadas, óleo de coco, dendê) predominam. Grande diferença, né?

E não bastam só os ingredientes: tem que ter criatividade! Os melhores chocolates são produzidos com novas texturas e recheios de sabor raro.

Ah! Uma curiosidade... se vocês acham que o brasileiro gosta de chocolate, vai ficar surpreso com esse gráfico. Dá só uma olhadinha!


As alemãs podem até ser loiras de olhos azuis, mas vão ficar mais gordas do que a gente! inveja
Agora dá licença que eu vou ali cometer o pecado da gula. =D



Fonte: http://veja.abril.com.br

0 comentários:

Postar um comentário